A Leopoldino Freitas & Filhos, Lda. é uma empresa de cariz familiar, que surge na década de 50, na sequência da actividade desenvolvida pela família Freitas, desde sempre ligada à produção e comercialização de azeite.

  Com olivais e lagares próprios a empresa tem ao longo dos últimos anos aumentado o seu volume de vendas, que se situa actualmente nos 15.000.000 € e na produção / comercialização de cerca de 8 milões de litros de Azeite.

    Com uma sólida posição no mercado Europeu, e possuidora de amplo conhecimento do mercado, que advém da experiência dos seus colaboradores, que têm construído ao longo dos últimos cinquenta anos uma empresa competitiva, respeitada, e que tem conseguido evoluir e melhorar a sua posição num mercado global e em constante expansão, a LEOPOLDINO FREITAS & FILHOS, LDA apresenta-se dinâmica, flexível, actual e orientada para o mercado externo, tendo optado por seguir uma estratégia comercial, em que a abordagem e definição de políticas é realizada em função dos segmentos servidos e dos mercados geográficos de destino (França, Alemanha, EUA, Brasil, África do Sul, Canadá, India e Irlanda), pois apresentam características, exigências e comportamentos de compra distintos.

  È devido ao conhecimento dos seus colaboradores e aos relacionamentos que souberam manter ao longo de todos estes anos, que a empresa, possui relações comerciais com os principais operadores nacionais, em especial relevo com todas as cooperativas de olivicultores de norte a sul do país, deste modo a empresa tem sempre acesso às melhores azeitonas e aos melhores azeites portugueses, azeites de categoria superior, com sabor, aroma e qualidade incomparáveis e que são submetidos a um controlo rigoroso de qualidade organoléptica e físico-química.

         A empresa possui uma vasta gama de embalagens, podendo embalar os vários tipos de azeite com as suas marcas próprias ou com PrivateLabel.

         Actualmente a empresa embala em três tipos de material, vidro, Lata e  PET, com capacidades de 250ml, 500ml, 750ml, Litro, 3 litros e 5 litros. O acondicionamento das garrafas/garrafões/latas é feito em caixas de cartões de 3, 4, 12, 20, 24 e 40 unidades. Durante a fase de acondicionamento de carga o controlador de qualidade retira duas amostras do produto vendido que ficam na posse da empresa para um futuro controlo caso seja necessário.

        O azeite comercializado é produzido unicamente de azeitonas sãs colhidas em ideal estado de maturação, num lagar moderno e ecológico conseguindo-se deste modo azeites de categoria superior e de características únicas.
        Depois do azeite estar produzido é transferido para o local de armazenamento, local este que cumpre todas as normas comunitárias e possui as melhores condições para armazenagem do azeite, os tanques são em inox e estão posicionados ao abrigo da luz e do calor, conservando deste modo todas as características voláteis, que lhe dão o paladar, aromas e cor únicos.
        Após estar armazenado, é colhida uma amostra do azeite que é enviado para um Laboratório independente da empresa, o Laboratório de Estudos Técnicos do Instituto Superior de Agronomia – Universidade Técnica de Lisboa que está acreditado pelas normas do
Conselho Oleícola Internacional (C.O.I.).